Segmento inicial
Segmento Inicial
O segmento inicial de um procedimento de aproximação por instrumentos desempenha a função essencial de alinhar a aeronave para a etapa subsequente do voo, seja o segmento intermediário ou a aproximação final. Ele começa em um Ponto de Aproximação Inicial (IAF) e termina em um Ponto de Aproximação Intermediária (IF), ou no ponto final de uma curva de reversão ou trajetória hipódromo.
Existem três formatos principais de execução no segmento inicial:
- Curva de Reversão: permite que a aeronave realize uma inversão de 180° no trajeto. Pode ser subdividida em dois tipos:
- Curva de Procedimento (45°/180°): após afastar-se no trajeto inicial, a aeronave realiza uma curva de 45° para um lado, seguida por uma curva de 180° para o lado oposto.
- Curva de Procedimento (80°/260°): a curva inicial é de 80° para um lado, seguida por uma de 260° no sentido contrário.
- Curva Base: finaliza o afastamento ajustando o rumo diretamente para a trajetória de aproximação.
- Hipódromo: consiste em trajetórias retangulares desenhadas para permitir a perda de altitude ou alinhamento com o próximo segmento, sem a necessidade de curvas de reversão. É útil em casos em que o uso da reversão não é prático.
- Arco DME: define um segmento inicial baseado em distâncias medidos por equipamentos DME. A aeronave percorre o arco até interceptar o rumo do segmento intermediário ou final, mantendo a altitude mínima prevista até a interseção com o curso desejado. Radiais guias indicam os pontos para correção de trajetória.
Essas formas permitem eficiência e segurança na execução dos procedimentos de aproximação, adaptando-se às necessidades de altitude e alinhamento das aeronaves em diferentes cenários operacionais.