Magneto em Aeronaves
O magneto é um tipo especial de gerador elétrico utilizado em sistemas de ignição de motores a combustão interna, especialmente em motores a pistão de aeronaves. Ele utiliza ímãs permanentes para gerar o campo magnético necessário à produção de corrente elétrica, eliminando a necessidade de uma fonte externa de energia elétrica, como uma bateria ou gerador.
O princípio de funcionamento do magneto baseia-se na indução eletromagnética. Os ímãs permanentes giram em proximidade a uma bobina de fio condutor. Esse movimento cria uma variação no campo magnético que induz corrente elétrica na bobina. Essa corrente é então transformada em pulsos de alta tensão por meio de um transformador interno, sendo direcionada às velas de ignição para gerar a centelha que inflama a mistura de ar e combustível nos cilindros do motor.
O uso de ímãs permanentes é fundamental para o funcionamento do magneto. Esses ímãs criam um campo magnético constante e confiável, permitindo que o magneto opere de forma independente do sistema elétrico da aeronave. Essa independência é uma característica crítica de segurança, garantindo que o motor possa continuar funcionando mesmo em caso de falha elétrica geral.
Nos motores aeronáuticos, o sistema de ignição geralmente utiliza dois magnetos (sistema redundante) para maior confiabilidade. Cada magneto é conectado a um conjunto de velas de ignição, garantindo ignição dupla. Esse arranjo não apenas melhora a segurança, mas também aumenta a eficiência da queima de combustível no motor.
A robustez e a simplicidade dos magnetos tornam-nos ideais para aplicações aeronáuticas, onde a confiabilidade e a capacidade de operar sem fontes externas de energia são essenciais.