No sistema de lubrificação de motores aeronáuticos, as bombas de engrenagens são amplamente utilizadas devido à sua eficiência e confiabilidade. Estas bombas desempenham funções essenciais para garantir a circulação e o retorno do óleo dentro do sistema. Os dois tipos principais de bombas de óleo, classificadas pela função, são:
- Bomba de Pressão ou Recalque: Responsável por bombear o óleo do reservatório para o motor. Esse óleo é enviado sob pressão para lubrificar os componentes internos do motor, reduzindo o atrito e dissipando calor. A operação eficiente dessa bomba é vital para manter a integridade dos componentes móveis e evitar o desgaste prematuro.
- Bomba de Recuperação ou de Retorno: Utilizada principalmente em motores de cárter seco, esta bomba devolve o óleo que circulou pelo motor de volta ao reservatório. Nos sistemas de cárter seco, o óleo não se acumula no fundo do motor; em vez disso, é rapidamente retirado pela bomba de recuperação, mantendo o motor livre de excesso de óleo e permitindo maior controle térmico e operacional.
Essas bombas são fundamentais para garantir a operação contínua e segura do motor, evitando falhas por falta de lubrificação ou superaquecimento. A escolha de bombas de engrenagens deve-se à sua capacidade de fornecer fluxo constante e resistente a variações de pressão, mesmo em condições extremas de operação.