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O sistema de proteção contra incêndio nos motores de aeronaves é dividido em duas partes principais: detecção de superaquecimento e fogo e extinção de fogo.

  1. Sistema de Detecção de Superaquecimento e Fogo
    • Consiste em sensores de calor instalados em áreas críticas do motor com maior probabilidade de incêndio.
    • Há dois tipos de sensores:
      • Sensores locais: monitoram pontos específicos.
      • Sensores contínuos: em forma de fio, detectam ao longo de sua extensão.
    • Quando detectam calor excessivo, o sistema alerta a cabine com alarme sonoro e visual, permitindo ação imediata do piloto.
  2. Sistema de Extinção de Fogo
    • Responsável por eliminar o incêndio, pode ser acionado automaticamente ou manualmente pelo piloto.
    • Componentes principais:
      • Garrafas de agente extintor: armazenam o fluido extintor pressurizado.
      • Tubulação: distribui o agente extintor.
      • Válvulas de controle: regulam o fluxo do agente.
      • Aspersores: direcionam o extintor para áreas específicas.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

    Notas Complementares

    • Na cabine, há extintores portáteis para emergências locais.
    • Pequenos aviões monomotores frequentemente não possuem sistemas fixos de proteção contra fogo, enquanto grandes aeronaves comerciais têm sistemas complexos e abrangentes.