O sistema de proteção contra incêndio nos motores de aeronaves é dividido em duas partes principais: detecção de superaquecimento e fogo e extinção de fogo.
- Sistema de Detecção de Superaquecimento e Fogo
- Consiste em sensores de calor instalados em áreas críticas do motor com maior probabilidade de incêndio.
- Há dois tipos de sensores:
- Sensores locais: monitoram pontos específicos.
- Sensores contínuos: em forma de fio, detectam ao longo de sua extensão.
- Quando detectam calor excessivo, o sistema alerta a cabine com alarme sonoro e visual, permitindo ação imediata do piloto.
- Sistema de Extinção de Fogo
- Responsável por eliminar o incêndio, pode ser acionado automaticamente ou manualmente pelo piloto.
- Componentes principais:
- Garrafas de agente extintor: armazenam o fluido extintor pressurizado.
- Tubulação: distribui o agente extintor.
- Válvulas de controle: regulam o fluxo do agente.
- Aspersores: direcionam o extintor para áreas específicas.
Notas Complementares
- Na cabine, há extintores portáteis para emergências locais.
- Pequenos aviões monomotores frequentemente não possuem sistemas fixos de proteção contra fogo, enquanto grandes aeronaves comerciais têm sistemas complexos e abrangentes.