A refrigeração por ciclo a vapor utiliza os mesmos princípios de funcionamento dos refrigeradores domésticos, com o objetivo de resfriar o ar na cabine. Este sistema é baseado no resfriamento causado pela evaporação de um líquido refrigerante, que absorve calor ao transformar-se em vapor. Atualmente, o refrigerante mais utilizado é o R-134a (tetrafluoretano), substituto do Freon, que foi proibido por seu impacto nocivo à camada de ozônio.
Funcionamento do Ciclo a Vapor
O ciclo opera em quatro etapas principais, utilizando os seguintes componentes:
- Compressor
- Função: Comprime o gás refrigerante R-134a, aumentando sua pressão e temperatura.
- Saída: O refrigerante deixa o compressor como um gás quente de alta pressão.
- Condensador
- Função: Resfria o gás quente, transferindo seu calor para o ambiente externo.
- Saída: O gás se condensa, tornando-se um líquido sob alta pressão.
- Válvula de Expansão
- Evaporador
- Função: No evaporador, a baixa pressão faz o líquido refrigerante “ferver a frio”, ou seja, evaporar rapidamente, causando um resfriamento intenso.
- Processo:
- O ar quente da cabine passa pelas alhetas geladas do evaporador, transferindo seu calor para o refrigerante.
- Isso resfria o ar, que é então direcionado de volta para a cabine.
- Resultado: O refrigerante volta ao estado gasoso e é sugado novamente pelo compressor, reiniciando o ciclo.
Vantagens do R-134a
- Não agride a camada de ozônio.
- É eficiente e seguro para sistemas de refrigeração em aeronaves e outros ambientes fechados.