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A refrigeração por ciclo a vapor utiliza os mesmos princípios de funcionamento dos refrigeradores domésticos, com o objetivo de resfriar o ar na cabine. Este sistema é baseado no resfriamento causado pela evaporação de um líquido refrigerante, que absorve calor ao transformar-se em vapor. Atualmente, o refrigerante mais utilizado é o R-134a (tetrafluoretano), substituto do Freon, que foi proibido por seu impacto nocivo à camada de ozônio.

Funcionamento do Ciclo a Vapor

O ciclo opera em quatro etapas principais, utilizando os seguintes componentes:

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa
  1. Compressor
  2. Condensador
    • Função: Resfria o gás quente, transferindo seu calor para o ambiente externo.
    • Saída: O gás se condensa, tornando-se um líquido sob alta pressão.
  3. Válvula de Expansão
    • Função: Reduz a pressão do refrigerante líquido ao restringir seu fluxo.
    • Saída: O líquido refrigerante sai da válvula em um fluxo fino e entra no evaporador.
  4. Evaporador
    • Função: No evaporador, a baixa pressão faz o líquido refrigerante “ferver a frio”, ou seja, evaporar rapidamente, causando um resfriamento intenso.
    • Processo:
      • O ar quente da cabine passa pelas alhetas geladas do evaporador, transferindo seu calor para o refrigerante.
      • Isso resfria o ar, que é então direcionado de volta para a cabine.
    • Resultado: O refrigerante volta ao estado gasoso e é sugado novamente pelo compressor, reiniciando o ciclo.

Vantagens do R-134a

  • Não agride a camada de ozônio.
  • É eficiente e seguro para sistemas de refrigeração em aeronaves e outros ambientes fechados.