O sistema de pressurização das aeronaves é essencial para garantir a segurança e o conforto dos passageiros e tripulantes durante o voo em altitudes elevadas, onde o nível de oxigênio é insuficiente para a respiração normal.
Funcionamento
A pressurização não recria a pressão ao nível do mar, mas mantém a pressão interna da cabine em um nível equivalente à pressão atmosférica de aproximadamente 8.000 pés de altitude, suficiente para o conforto humano. Essa pressão é chamada de “Altitude de Cabine”, e pode ser ajustada pelo piloto conforme necessário.
Principais Componentes
- Controlador de Pressurização:
- Válvula Controladora de Vazão:
- Compressor:
- Envia ar comprimido para a cabine.
- Em aeronaves a reação, utiliza-se o ar comprimido pelo próprio compressor do motor, o que elimina a necessidade de um compressor adicional.
Limitações Operacionais
- Pressão Diferencial:
- É a diferença entre a pressão interna da cabine e a pressão externa da atmosfera.
- O projeto das aeronaves define um limite máximo para a pressão diferencial, geralmente de 3 lbf/in² em aviões leves e até 9 lbf/in² em aviões a jato. Exceder esse limite pode comprometer a integridade estrutural da fuselagem.
- Altitude de Cabine:
- A pressão interna é ajustada para garantir conforto sem atingir os níveis do solo, otimizando o desempenho do sistema e preservando a estrutura da aeronave.