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Água Contida na Atmosfera

Na atmosfera, especialmente na troposfera, a água se manifesta de duas formas principais: neblina e vapor de água. A neblina consiste em pequenas partículas de água líquida suspensas no ar, formando nuvens, enquanto o vapor de água é invisível e presente no ar como um gás.

Efeito no Desempenho da Aeronave

  1. Umidade:
    • O ar úmido possui menor densidade em comparação ao ar seco, o que impacta o desempenho da aeronave, especialmente durante a decolagem. A baixa densidade reduz a capacidade de sustentação gerada pelas asas e a eficiência volumétrica dos motores a pistão.
    • Como consequência, o peso de decolagem previsto deve ser ajustado para operações em condições de alta umidade.
  2. Motor a Pistão:
    • A umidade influencia a mistura de combustível/ar ao entrar na câmara de combustão. Como o vapor de água não participa da combustão, ele desloca parte do ar, resultando em uma mistura rica.
    • O resultado é a perda de potência devido à combustão incompleta e à diminuição da eficiência volumétrica.
    • Durante condições de alta umidade, é necessário aumentar a pressão de admissão para compensar essa perda de potência e alcançar o desempenho desejado.
  3. Neblina:
    • A neblina contém partículas de água líquida que, ao serem sugadas pelo motor, absorvem calor durante a evaporação. Esse processo reduz a temperatura na câmara de combustão, prevenindo detonação em motores de alta compressão.
    • A redução de temperatura, apesar de prevenir a detonação, também causa uma queda na potência devido ao deslocamento de ar e à menor eficiência de combustão.

Compensação de Perdas

  • Manuais de voo fornecem tabelas que indicam as perdas de potência esperadas em condições de alta umidade e as correções necessárias para pressão de admissão durante a decolagem.

Em resumo, tanto a umidade quanto a neblina afetam diretamente o desempenho da aeronave e do motor, exigindo ajustes operacionais específicos para garantir um funcionamento adequado em condições de alta umidade atmosférica.