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Controle de Contaminação de Combustíveis

O sistema de combustível de uma aeronave é vulnerável à contaminação em diversas etapas, sendo dividido em três fases principais relacionadas à pureza do combustível. Essas etapas compreendem desde a produção do combustível até o momento em que ele é utilizado na aeronave. O controle rigoroso em todas essas etapas é essencial para garantir a qualidade e a segurança operacional.

Produção e Transporte

  • Produção Limpa: Os fabricantes produzem combustível limpo, mas a contaminação pode ocorrer após a produção durante o transporte ou armazenamento.
  • Sistemas de Entrega e Estocagem: Incluem refinarias e veículos de transporte até os tanques de abastecimento nos aeroportos. Este sistema é crítico para o controle de contaminação, apesar de não ser fisicamente parte da aeronave.

Procedimentos de Reabastecimento Os operadores de aeronaves com motores a turbina seguem padrões rigorosos para evitar contaminação:

  1. Filtragem Inicial: O combustível nos depósitos do aeroporto deve passar por um filtro-separador conforme a especificação MIL-F-8508A.
  2. Assentamento do Combustível: Antes do uso, o combustível deve descansar por uma hora para cada pé de profundidade no tanque, necessitando múltiplos depósitos para evitar atrasos.
  3. Testes com Papel de Tornassol: Devem ser realizados após cada nova carga para identificar a presença de água. Em chuvas fortes, a frequência de testes aumenta.
  4. Linhas de Sucção Flutuantes: Devem ser instaladas para evitar a retirada de combustível do fundo dos tanques, onde há maior probabilidade de contaminação.
  5. Filtragem Final: Combustíveis retirados do tanque passam por filtros com especificações MIL-F-8508A.
  6. Manuseio Cuidadoso no Abastecimento: É importante prevenir a entrada de sujeira, pó ou água durante o carregamento de veículos de abastecimento.

Materiais e Construção

  • Os tanques dos veículos abastecedores devem ser feitos de materiais resistentes à corrosão, como aço inoxidável ou aço revestido, reduzindo o risco de formação de ferrugem.

Especificações do Combustível

  • O combustível destinado às aeronaves deve ser filtrado para remover partículas sólidas de até 5 microns e conter menos de 0,0015% de água. É proibido o uso de válvulas de desvio no sistema de filtragem.

Boas Práticas Além dos procedimentos de filtragem, práticas como a manutenção da limpeza dos bicos de abastecimento e o uso de tampas para protegê-los quando não estão em uso são essenciais para minimizar riscos de contaminação.

Essas diretrizes asseguram que o combustível entregue à aeronave esteja livre de impurezas que possam comprometer o desempenho do motor e a segurança do voo.