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Potência Elétrica VLJ

Os very light jets (VLJ), como o Embraer Phenom lançado em 2008, utilizam sistemas de potência avançados para maximizar eficiência e segurança. O Sistema de Geração e Distribuição de Energia Elétrica (EPGDS) do Phenom inclui dois motores de partida de 28 V CC e 325 A, além de duas baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula de 27 Ah. Em caso de falha total dos geradores, as baterias garantem 45 minutos de energia ao barramento de emergência.

O EPGDS é dividido em geração e distribuição de potência. O sistema de distribuição é composto por três unidades independentes (esquerda, direita e de emergência), cada uma contendo contatores, fusíveis e disjuntores, garantindo redundância. Essas unidades controlam os barramentos centrais, de emergência e secundários, segregando a fiação para maior confiabilidade. Os barramentos da bateria permanecem sempre ativos e alimentam sistemas críticos, como extintores de incêndio. O barramento de emergência pode ser energizado por qualquer uma das baterias através de contatores dedicados.

Um inversor conectado ao barramento secundário converte 28 V CC em 120 V CA de 60 Hz para uso dos passageiros. Esse barramento pode ser desconectado sem comprometer a segurança em caso de falha de um gerador. O sistema opera de forma automática, mas permite controle manual pela tripulação, que pode atuar sobre os contatores dos geradores, baterias, barramentos e energia de emergência conforme necessário.

Esse sistema de potência elétrica avançado e redundante assegura alta confiabilidade, essencial para a operação segura de jatos leves modernos.