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O termo “Boost” refere-se à pressão do coletor que foi aumentada acima da pressão atmosférica ambiente por meio de um supercompressor (supercharger). Esse aumento de pressão permite que mais ar seja admitido nos cilindros do motor, resultando em uma combustão mais eficiente e maior potência.

Nos motores de aeronaves, especialmente aqueles equipados com superchargers ou turbochargers, a pressão de admissão do coletor é frequentemente monitorada para garantir que o motor esteja operando dentro de seus limites seguros. Essa pressão é medida em polegadas de mercúrio (inHg) ou em PSI e pode ser ajustada para otimizar o desempenho em diferentes altitudes.

O supercharger é acionado mecanicamente pelo motor e comprime o ar antes que ele entre nos cilindros. Isso melhora o desempenho em altitudes elevadas, onde a densidade do ar é menor. Já o turbocharger utiliza os gases de escape para acionar uma turbina que comprime o ar de admissão.

O gerenciamento correto do boost é essencial para evitar danos ao motor, como detonação (knock) ou superaquecimento. O excesso de pressão pode levar a falhas mecânicas, enquanto uma pressão insuficiente pode resultar em perda de potência.