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Choke do Cilindro

O choke de um cilindro em motores de combustão interna, especialmente em motores alternativos aeronáuticos, refere-se à diferença no diâmetro do furo do cilindro entre a área da cabeça e o centro do barril. Esse projeto é intencional e busca compensar a dilatação térmica do cilindro durante a operação.

Funcionamento e Propósito

  • Durante a operação, a cabeça do cilindro é submetida a temperaturas muito mais elevadas do que a base, devido à proximidade com a câmara de combustão.
  • Essa diferença de temperatura faz com que a cabeça se expanda mais do que o centro do cilindro.
  • Para evitar que o pistão fique excessivamente justo no cilindro quando o motor atinge a temperatura operacional, a parte superior do cilindro é fabricada com um diâmetro ligeiramente menor do que o centro.
  • Quando o motor aquece, a dilatação compensa essa diferença, garantindo um ajuste correto entre o pistão e a parede do cilindro.

Vantagens

  • Redução do atrito: evita o contato excessivo do pistão com a parede do cilindro quando o motor está em temperatura operacional.
  • Melhoria na vedação: mantém uma folga ideal entre o pistão e o cilindro, garantindo uma melhor vedação dos anéis do pistão e eficiência na compressão.
  • Aumento da vida útil do motor: reduz o desgaste prematuro tanto do pistão quanto do revestimento do cilindro.

Manutenção e Inspeção

  • A inspeção do choke do cilindro é feita com instrumentos de medição como relógios comparadores e micrômetros internos.
  • A verificação inclui medições em diferentes pontos do cilindro para avaliar a conicidade e ovalização.
  • Caso o desgaste do cilindro exceda os limites especificados, pode ser necessária a retífica ou substituição do componente.