Pressão Diferencial
Pressão Diferencial
A pressão diferencial (psid) é a diferença entre duas pressões medidas em pontos distintos dentro de um sistema. Esse conceito é amplamente utilizado em sistemas de aeronaves para monitorar a eficiência e a funcionalidade de diversos componentes.
Por exemplo, em um sistema de óleo de motor a turbina, a pressão pode ser medida na entrada e na saída do filtro de óleo. Essas duas leituras são enviadas para um transmissor que aciona um alerta no painel de controle da aeronave. Se o filtro começar a entupir, a diferença de pressão aumentará, ativando um aviso para o piloto.
Outro exemplo de aplicação ocorre nos sistemas de pressurização da cabine. A pressão diferencial entre o interior e o exterior da aeronave deve ser cuidadosamente controlada para evitar sobrecarga estrutural. Caso essa diferença se torne excessiva, pode haver risco de falha estrutural.
Além disso, em motores com turboalimentadores, um controlador de pressão diferencial é usado para equilibrar a pressão em diferentes pontos do sistema de alimentação de ar. Esse controlador evita instabilidades conhecidas como “contra-reação”, que poderiam resultar em flutuações indesejadas na potência do motor.
O conceito de pressão diferencial é fundamental para o funcionamento seguro e eficiente de diversos sistemas aeronáuticos, permitindo monitoramento e ajustes em tempo real para evitar falhas operacionais.