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O acionamento do rotor do giroscópio é essencial para sua operação e pode ocorrer por diferentes meios, dependendo do tipo de aeronave e sistema instalado. Os métodos principais incluem:

  1. Jato de Ar Gerado por Sucção:
    • O fluxo de ar necessário para girar o rotor é criado pela sucção, que pode ser obtida de duas maneiras:
      • Bomba de Vácuo: Acionada pelo motor da aeronave, esta bomba gera a pressão negativa necessária para mover o ar através do instrumento, girando o rotor.
      • Tubo de Venturi: Instalado na parte externa da aeronave, utiliza o princípio do Venturi para criar sucção pela passagem do ar em alta velocidade. Esse método é mais comum em aeronaves menores e simplificadas.
  2. Motor Elétrico:
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Esses diferentes métodos de acionamento são selecionados com base nas características da aeronave e no tipo de operação esperada, garantindo a funcionalidade e a confiabilidade dos instrumentos giroscópicos, especialmente em voos IFR (Instrument Flight Rules).