O acionamento do rotor do giroscópio é essencial para sua operação e pode ocorrer por diferentes meios, dependendo do tipo de aeronave e sistema instalado. Os métodos principais incluem:
- Jato de Ar Gerado por Sucção:
- O fluxo de ar necessário para girar o rotor é criado pela sucção, que pode ser obtida de duas maneiras:
- Bomba de Vácuo: Acionada pelo motor da aeronave, esta bomba gera a pressão negativa necessária para mover o ar através do instrumento, girando o rotor.
- Tubo de Venturi: Instalado na parte externa da aeronave, utiliza o princípio do Venturi para criar sucção pela passagem do ar em alta velocidade. Esse método é mais comum em aeronaves menores e simplificadas.
- O fluxo de ar necessário para girar o rotor é criado pela sucção, que pode ser obtida de duas maneiras:
- Motor Elétrico:
- Em sistemas mais modernos ou elétricos, o rotor é acionado diretamente por um motor elétrico. Nesse caso, o rotor do giroscópio pode ser integrado ao próprio motor elétrico, simplificando o design do sistema.
Esses diferentes métodos de acionamento são selecionados com base nas características da aeronave e no tipo de operação esperada, garantindo a funcionalidade e a confiabilidade dos instrumentos giroscópicos, especialmente em voos IFR (Instrument Flight Rules).