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Altitude de Transição

Ao atravessar a altitude de transição, o ajuste do altímetro deve ser alterado para a pressão padrão internacional de 1013,2 hPa, indicando que a altitude passa a ser representada como nível de voo (FL, Flight Level). Este procedimento é fundamental para manter a uniformidade nos ajustes de altímetros das aeronaves em rota, reduzindo riscos de discrepâncias que poderiam comprometer a separação vertical.

A altitude de transição (TA – Transition Altitude) varia conforme a região e é especificada em documentos de navegação. No Brasil, por exemplo, a TA é informada no quadro RMK das cartas do DECEA ou na seção superior das cartas Jeppesen. Durante o procedimento de navegação DUMO, por exemplo, a TA é de 6.000 pés, o que significa que a partir dessa altitude, a pressão padrão deve ser configurada no altímetro da aeronave.

Este ajuste universalizado assegura uma separação vertical constante e segura entre aeronaves, independentemente das diferenças de pressão atmosférica ao nível do solo. Assim, o risco de colisões em rota é minimizado, promovendo segurança na operação em espaços aéreos controlados.