Aproximações Simultâneas
Aproximações simultâneas são operações realizadas em aeródromos com pistas paralelas que permitem a aproximação IFR de duas aeronaves ao mesmo tempo, desde que atendam aos critérios de separação especificados pela legislação. Para pistas paralelas independentes, a distância mínima entre os eixos deve ser superior a 1.035 metros, enquanto para pistas dependentes, o mínimo é de 915 metros.
No Brasil, apenas os aeroportos de Brasília (SBBR) e Natal (SBSG) têm infraestrutura que suporta esse tipo de operação. Apesar dos aeroportos de Congonhas (SBSP) e Guarulhos (SBGR) também possuírem pistas paralelas, a distância entre elas não é suficiente para atender às exigências estabelecidas pelo RBAC 154.
No caso de aproximações simultâneas no Aeroporto de Brasília, por exemplo, há diferenciação nos procedimentos de arremetida para as pistas 11L e 11R, destinadas a prevenir conflitos em caso de manobras incorretas. A arremetida para a pista 11L é direcionada à esquerda, enquanto para a 11R, é para a direita, garantindo separação adequada.
Procedimentos Críticos
- Interceptação do Localizador: O piloto deve evitar ultrapassá-lo, mantendo velocidades adequadas durante a fase de aproximação para evitar reduções indesejadas na separação entre aeronaves.
- Briefing Detalhado da Aproximação Perdida: É crucial planejar minuciosamente as ações em caso de arremetida para evitar colisões, especialmente se ambas as aeronaves realizarem manobras ao mesmo tempo.
Considerações Operacionais
Aproximações simultâneas são comuns em grandes aeroportos internacionais, mas sua prática no Brasil é limitada pela infraestrutura e frequência de voos. Os controladores informam os pilotos sobre essa operação, aumentando a consciência situacional e minimizando os riscos associados.