Ar Sangrado Do Compressor (Compressor Bleed Air)

Compressor Bleed Air

O ar sangrado do compressor (Compressor Bleed Air) é o ar retirado do compressor de um motor a turbina a gás para diversas finalidades dentro da aeronave e do próprio motor.

Esse ar pode ser extraído de diferentes estágios do compressor, dependendo da necessidade de pressão e temperatura para uma aplicação específica. As tomadas de sangria são pequenas aberturas na carcaça do compressor, permitindo a extração do ar em diferentes níveis de pressão e temperatura.

Principais Aplicações do Compressor Bleed Air:

  1. Pressurização, aquecimento e refrigeração da cabine – O ar é utilizado para manter a pressão adequada dentro da aeronave e regular a temperatura interna.
  2. Sistemas de degelo e anti-gelo – O ar quente evita a formação de gelo em áreas críticas, como as entradas de ar do motor e as bordas de ataque das asas.
  3. Partida pneumática dos motores – O ar de sangria pode ser usado para girar os motores durante a partida, eliminando a necessidade de um motor elétrico auxiliar.
  4. Operação da Unidade de Potência Auxiliar (APU) – A APU pode usar ar sangrado do motor principal para auxiliar na partida e no fornecimento de energia pneumática para a aeronave.
  5. Sistemas de reforço servo – O ar comprimido pode ser empregado para auxiliar no acionamento de superfícies de controle da aeronave.
  6. Fornecimento de potência para acionamento de instrumentos – Alguns instrumentos pneumáticos podem ser operados pelo ar sangrado.

Controle e Resfriamento do Bleed Air

Em algumas aplicações, o ar sangrado pode precisar ser resfriado antes de ser utilizado. Isso ocorre especialmente quando ele é direcionado para pressurização da cabine, pois temperaturas excessivas podem ser desconfortáveis ou prejudiciais. Nesses casos, o ar passa por uma unidade de refrigeração antes de ser distribuído.