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O arrasto induzido manifesta-se na ponta da asa. O arrasto induzido é uma consequência do fluxo de ar ao redor da asa, que ocorre devido à diferença de pressão entre a parte superior e inferior da asa. Na ponta da asa, esse fluxo de ar forma um redemoinho chamado de Vortex da Ponta da Asa.

Livro “Aerodinâmica e Teoria de voo – Jorge Homa”

Esse Vortex aumenta o arrasto devido à turbulência produzida, contribuindo para o arrasto total do avião.

Entendendo o Arrasto Induzido: O Impacto nos Vórtices das Asas

O arrasto induzido é um fenômeno aerodinâmico que ocorre devido à diferença de pressão entre o intradorso (parte inferior) e o extradorso (parte superior) das asas de uma aeronave. Essa diferença de pressão força o ar do intradorso a escapar pelas pontas das asas, formando vórtices em espiral, conhecidos como turbilhonamento induzido.

Embora esses vórtices sejam uma consequência natural do voo, eles trazem um efeito colateral: a redução da sustentação. Para compensar essa perda, o piloto precisa aumentar o ângulo de ataque da aeronave, o que, por sua vez, gera um arrasto adicional — o chamado arrasto induzido.

Esse tipo de arrasto é mais evidente em voos a baixas velocidades, como em decolagens e pousos, quando a sustentação necessária é maior. Portanto, entender e gerenciar o arrasto induzido é essencial para melhorar a eficiência e o desempenho do voo.

Curiosidade: Técnicas como o uso de winglets nas pontas das asas ajudam a reduzir o impacto dos vórtices, diminuindo o arrasto induzido e tornando a aeronave mais eficiente.