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O Atraso no Fechamento do Escapamento (AtFE) é uma estratégia usada no ajuste de tempos de válvulas para melhorar a expulsão dos gases residuais do cilindro. No ciclo teórico, a válvula de escapamento se fecha exatamente no ponto morto superior (PMS) no final do tempo de escapamento, mas, no ciclo real, ela permanece aberta por mais algum tempo após o PMS.

Propósito do AtFE:

  1. Aproveitar a inércia dos gases de escapamento:
    • Mesmo após o pistão atingir o PMS, os gases de escapamento ainda possuem inércia suficiente para continuar fluindo para fora do cilindro.
    • O AtFE permite que essa inércia seja aproveitada, resultando em uma exaustão mais completa.
  2. Reduzir os gases residuais:
    • Expulsar mais gases queimados do cilindro garante que a mistura ar-combustível do próximo ciclo não seja contaminada, melhorando a eficiência da combustão.

Ajustes e Características:

  • No exemplo mencionado, o AtFE é de 20 graus após o PMS, mas esse valor pode variar dependendo do design do motor e de sua aplicação.
  • Em motores de alta performance, o AtFE tende a ser mais pronunciado, enquanto motores voltados para eficiência em baixa rotação podem ter ajustes mais conservadores.

Diferença entre Tempo e Fase:

  • Tempo de Escapamento: Corresponde ao movimento físico do pistão durante a exaustão, do ponto morto inferior (PMI) ao PMS.
  • Fase de Escapamento: Inclui não apenas o tempo físico, mas também o período em que a válvula permanece aberta antes e depois do tempo teórico, prolongando o processo de exaustão.