O Atraso no Fechamento do Escapamento (AtFE) é uma estratégia usada no ajuste de tempos de válvulas para melhorar a expulsão dos gases residuais do cilindro. No ciclo teórico, a válvula de escapamento se fecha exatamente no ponto morto superior (PMS) no final do tempo de escapamento, mas, no ciclo real, ela permanece aberta por mais algum tempo após o PMS.
Propósito do AtFE:
- Aproveitar a inércia dos gases de escapamento:
- Reduzir os gases residuais:
- Expulsar mais gases queimados do cilindro garante que a mistura ar-combustível do próximo ciclo não seja contaminada, melhorando a eficiência da combustão.
Ajustes e Características:
- No exemplo mencionado, o AtFE é de 20 graus após o PMS, mas esse valor pode variar dependendo do design do motor e de sua aplicação.
- Em motores de alta performance, o AtFE tende a ser mais pronunciado, enquanto motores voltados para eficiência em baixa rotação podem ter ajustes mais conservadores.
Diferença entre Tempo e Fase:
- Tempo de Escapamento: Corresponde ao movimento físico do pistão durante a exaustão, do ponto morto inferior (PMI) ao PMS.
- Fase de Escapamento: Inclui não apenas o tempo físico, mas também o período em que a válvula permanece aberta antes e depois do tempo teórico, prolongando o processo de exaustão.