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Bloqueio do VOR

O VOR (VHF Omnidirectional Range) é um sistema de navegação que fornece informações de direção para aeronaves em voo. O bloqueio do VOR ocorre quando a aeronave cruza diretamente sobre a estação emissora. Durante esse evento, algumas indicações específicas são apresentadas no receptor VOR da aeronave:

  1. Indicador TO/FROM: Este elemento mostra a direção em relação ao VOR. No bloqueio, ele exibe a posição “OFF”, geralmente representada por uma barra hachurada, indicando que a aeronave está passando diretamente pela estação e que não há uma direção TO (para) ou FROM (de) válida.
  2. CDI (Course Deviation Indicator): Durante o bloqueio, o CDI, que indica o desvio em relação ao curso programado, move-se para um dos lados, evidenciando a perda momentânea de sinal direcional do VOR.

Situações no bloqueio:

  • Aproximação: Uma aeronave voando no curso em direção ao VOR (radial de entrada) percebe o indicador TO/FROM mudar para “OFF” ao atingir a estação.
  • No bloqueio: Nesse momento, a posição da aeronave está alinhada com a estação, e o CDI mostra uma deflexão lateral.
  • Afastamento: Após o bloqueio, o indicador TO/FROM alterna para “FROM”, representando que a aeronave está se afastando da estação no curso designado.

Esses comportamentos são fundamentais para pilotos, especialmente em operações IFR (Instrument Flight Rules), pois garantem a interpretação precisa da posição e do trajeto, mesmo em condições de baixa visibilidade.