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Bomba de Combustível

A bomba de combustível acionada pelo motor é essencial para fornecer o combustível na pressão adequada durante a operação do motor. Geralmente do tipo de aletas rotativas e deslocamento positivo, essa bomba é instalada na seção de acessórios do motor e é acionada pelo eixo de manivelas através de engrenagens. Durante o funcionamento, as aletas deslizantes do rotor transportam o combustível da entrada para a saída.

Um selo é responsável por evitar vazamentos no ponto onde o eixo de acionamento entra no corpo da bomba, e um dreno remove qualquer combustível que passe pelo selo. Como o próprio combustível proporciona lubrificação suficiente, não há necessidade de lubrificação adicional.

A bomba geralmente fornece mais combustível do que o motor necessita. Para evitar excessos de pressão na entrada do carburador, uma válvula de alívio ajustável é usada, redirecionando o excedente para a entrada da bomba. Essa válvula é projetada para abrir em uma pressão específica, mantendo a relação adequada entre a pressão de combustível e a pressão de ar no carburador. Alterações de altitude, gelo ou obstruções no suspiro podem afetar a operação, impactando a pressão de combustível.

Além disso, a bomba possui uma válvula de derivação (by-pass) para permitir o fluxo de combustível ao redor do rotor quando a bomba está inoperante, garantindo o fornecimento ao carburador em situações como partidas do motor ou falhas da bomba acionada pelo motor. A pressão elevada pela operação normal da bomba fecha a válvula de derivação, prevenindo vazamentos e mantendo o fluxo consistente.