Bomba de vácuo do motor
Bomba de vácuo do motor
A bomba de vácuo de palheta acionada pelo motor é o componente mais comum utilizado para gerar sucção nos giroscópios de aeronaves leves da aviação geral. Ela é montada no eixo de acessórios do motor e conectada ao sistema de lubrificação, garantindo resfriamento e lubrificação durante sua operação. Esse tipo de bomba é crucial para alimentar instrumentos giroscópicos pneumáticos.
Outro modelo bastante utilizado é a bomba de sucção seca, também acionada pelo motor. Diferente da bomba lubrificada, ela opera sem a necessidade de óleo, o que elimina a instalação de linhas de suprimento e separadores de ar/óleo. Essa simplicidade reduz componentes adicionais, facilitando a manutenção. No entanto, sistemas de bomba lubrificada por óleo têm maior eficiência em certas condições.
A principal desvantagem da bomba de vácuo acionada pelo motor está na possibilidade de indicações imprecisas em altitudes elevadas. Ademais, quando comparado ao sistema elétrico, exige maior manutenção de filtros e tubulações, porém é igualmente eficaz como fonte de sucção em aeronaves leves.
Rotinas de manutenção preventiva, como a verificação de filtros e inspeção das tubulações, garantem o funcionamento adequado do sistema e aumentam sua durabilidade.