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Cálculo do <a class="glossaryLink" aria-describedby="tt" data-cmtooltip="cmtt_fbb68b5ff83bb502488fa569312688fe" href="https://hangarmma.com.br/blog/fator-de-potencia/" target="_blank" data-mobile-support="0" data-gt-translate-attributes='[{"attribute":"data-cmtooltip", "format":"html"}]' tabindex="0" role="link">Fator de Potência</a>

Cálculo do Fator de Potência

Introdução

O cálculo do fator de potência em circuitos de corrente alternada (CA) baseia-se na relação entre dois tipos de potência: real e aparente. A potência real (P), medida em watts (W), é a energia efetivamente utilizada para realizar trabalho em um circuito, enquanto a potência aparente (U), medida em volt-ampères (VA), é a soma vetorial da potência real e da potência reativa (Q), esta última associada às reatâncias indutivas e capacitivas do circuito.

Componentes

A potência real é representada no eixo horizontal de um diagrama vetorial, sendo calculada por P = I²R, onde I é a corrente e R, a resistência. A potência reativa aparece no eixo vertical, relacionada à reatância total do circuito. A potência aparente é o vetor resultante dessas componentes e pode ser determinada pela fórmula:

U = √(P² + Q²)
        

Fator de Potência

O fator de potência (FP) é a razão entre a potência real e a potência aparente (FP = P / U), sendo adimensional. Ele também pode ser expresso como o cosseno do ângulo de defasagem (φ) entre a tensão e a corrente: FP = cos(φ). Um FP de 1,0 indica um circuito puramente resistivo, enquanto um FP de 0,0 caracteriza um circuito puramente reativo.

Efeitos no Desempenho e Especificações em Aeronaves

Em sistemas de aeronaves, o fator de potência é um parâmetro crítico porque influencia a eficiência do circuito. Quanto maior a reatância (indutiva ou capacitiva), menor o FP, resultando em ineficiências. Por isso, alternadores em aeronaves têm especificações rigorosas, como limites de potência aparente (e.g., 200 kVA) e faixas de FP admissíveis (e.g., 0,90 a 1,0). Exceder essas especificações pode causar danos ao equipamento.

Exemplo de Cálculo

Se um circuito consome 130 W de potência real e 140 VA de potência aparente:

FP = P / U = 130 / 140 = 0,93
        

Esse valor representa um circuito altamente eficiente. Alternadores de aeronaves devem operar dentro de faixas específicas para evitar sobrecargas ou falhas.