Cálculos de descida
Cálculos de Descida: Planejamento para Voos
Introdução
A fase de descida, que começa no Top of Descent (TOD) e termina no pouso no aeródromo de destino (ARR), exige cálculos precisos para assegurar um planejamento eficaz. Esses cálculos, semelhantes aos realizados na subida, fornecem informações essenciais sobre:
- Altitude a ser descida
- Tempo de descida
- Distância percorrida
- Combustível gasto
Exemplo de Cálculo
Dados fornecidos:
- Altitude do aeródromo de pouso (ARR): 200 ft
- Altitude do nível de cruzeiro: FL65 (6.500 ft)
- Razão de descida: 300 ft/min
- Velocidade indicada (VI): 110 kt
- Consumo de combustível: 42 l/h
- Temperatura no ARR: 30 °C
- Vento na descida: calmo
Passo 1: Determinar a Altitude a Ser Descida
Cálculo:
Altitude a descer = Altitude do nível de cruzeiro – Altitude do ARR
6.500 ft – 200 ft = 6.300 ft
Passo 2: Calcular a Altitude Média de Descida (AMD)
Cálculo:
AMD = (Altitude do ARR + Altitude do nível de cruzeiro) / 2
(200 ft + 6.500 ft) / 2 = 3.350 ft
Passo 3: Calcular a Temperatura Média de Descida (TMD)
Cálculo:
TMD = (Temperatura no ARR + Temperatura no TOC) / 2
A temperatura no TOC é obtida considerando a redução padrão de 2 °C a cada 1.000 ft.
Redução de temperatura = (Altitude a descer / 1.000) x 2
6.300 ft → Redução de 12,6 °C
Temperatura no TOC = 30 °C – 12,6 °C = 17,4 °C
TMD = (30 °C + 17,4 °C) / 2 = 23,7 °C
Passo 4: Determinar a Velocidade Verdadeira Média de Descida (VAMD)
Cálculo:
Com base na AMD e TMD, utilizando um computador de voo, obtivemos: 118 kt.
Passo 5: Calcular o Tempo de Descida
Cálculo:
Tempo de descida = Altitude a descer / Razão de descida
6.300 ft / 300 ft/min = 21 minutos
Passo 6: Calcular a Distância Percorrida na Descida
Cálculo:
Distância percorrida = VAMD x (Tempo de descida / 60)
118 kt x (21 / 60) = 41,3 NM
Passo 7: Determinar o Combustível Gasto
Cálculo:
Combustível gasto = Consumo horário x (Tempo de descida / 60)
42 l/h x (21 / 60) = 14,7 litros
Resultados
- Tempo de descida: 21 minutos
- Distância percorrida: 41,3 NM
- Combustível gasto: 14,7 litros
Observações Importantes
- Vento: Em condições de vento de proa ou cauda, ajuste a velocidade sobre o solo (VS) com base na influência do vento na VAMD.
- Temperatura: O decréscimo deve considerar a altitude efetivamente descida, não apenas o nível de cruzeiro completo.
- Planejamento: Cálculos precisos evitam surpresas, como falta de combustível em voo.
Conclusão
Os cálculos de descida são indispensáveis para um planejamento seguro e eficaz. Com atenção a fatores como vento e temperatura, é possível evitar surpresas e garantir a segurança em todas as etapas do voo. A prática constante tornará esses cálculos mais simples e naturais, contribuindo para a eficiência e a confiança do piloto.