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A capacidade de carga dos fios depende de fatores como temperatura máxima permitida e resistência elétrica, conforme descrito na Tabela 4-3. Por exemplo, um fio de calibre 20 pode conduzir 4 A em 105°C, mas se projetado para 200°C, pode suportar até 9 A, graças a materiais de condutor e isolamento adequados a altas temperaturas. Fios que operam em temperaturas elevadas transportam mais corrente sem comprometer a segurança.

A resistência dos condutores também varia com a bitola. Fios maiores, como o calibre 12, têm menor resistência (2,02 Ω/1.000 pés) do que fios menores, como o calibre 20 (9,88 Ω/1.000 pés), permitindo maior fluxo de corrente e mantendo o fio mais frio. Isso também influencia na queda de tensão: em 100 pés de fio nº 18 conduzindo 10 A, a queda de tensão é de 6,23 V, calculada pela Lei de Ohm.

Para fios de alumínio, como os listados na Tabela 4-4, o tamanho deve ser maior para suportar a mesma corrente que os fios de cobre. Apesar disso, fios de alumínio oferecem vantagens em redução de peso. Por exemplo, um fio de alumínio nº 00 pesa 204 lb/1.000 pés, contra 382 lb do fio de cobre nº 0, o que representa uma economia significativa em aplicações aeronáuticas.