Carga Elétrica em Aeronaves
A carga elétrica de uma aeronave é definida pelos requisitos de energia dos sistemas e equipamentos elétricos que podem ser operados simultaneamente. É fundamental que a carga elétrica seja conhecida pelo operador, proprietário ou técnico responsável pela manutenção, especialmente ao adicionar novos equipamentos ao sistema.
Análise de Carga Elétrica
Para determinar a carga elétrica total da aeronave, realiza-se uma análise de carga, que considera todas as cargas possíveis que podem ser ativadas ao mesmo tempo. Existem dois tipos principais de cargas:
- Cargas Contínuas:
São equipamentos que podem operar durante todo o voo, como:- Luzes de navegação
- Receptores de rádio
- Equipamentos de navegação por rádio
- Instrumentos elétricos
- Bombas de combustível e a vácuo elétricas
- Sistema de ar-condicionado
- Cargas Intermitentes:
Operam por períodos curtos (normalmente menos de 2 minutos) e depois são desligadas. Exemplos:- Motores do trem de pouso
- Atuadores dos flapes
- Bombas hidráulicas de emergência
- Motores de compensadores
- Luzes de aterrissagem
Capacidade do Gerador
A capacidade da fonte de energia (gerador ou alternador) deve ser suficiente para alimentar a carga contínua e manter a bateria carregada. Recomenda-se que a carga contínua total não exceda 80% da capacidade do gerador, a menos que a aeronave possua sistemas de monitoramento adequados. Se houver um sistema que monitore o status do carregamento, a carga contínua pode chegar a 100% da capacidade.
- Durante períodos de operação de cargas intermitentes pesadas, como o acionamento do trem de pouso, pode ocorrer uma sobrecarga momentânea, atendida pela bateria em conjunto com o gerador. É importante evitar que essa condição se prolongue, pois pode levar à descarga excessiva da bateria.
Sistemas Multimotores
Em aeronaves bimotoras ou multimotoras, a carga contínua total deve ser distribuída entre os geradores dos motores. Se a carga contínua exceder a capacidade de um gerador, é necessário considerar a redução da carga em caso de falha de um motor ou gerador. O piloto deve desligar equipamentos não essenciais para garantir que o gerador operacional possa sustentar a carga restante.
Monitoramento da Carga
A condição de carga durante a operação é monitorada usando amperímetros e voltímetros:
- Amperímetro entre a bateria e o barramento:
Indica se a bateria está sendo carregada ou descarregada. Uma condição de sobrecarga é identificada quando o amperímetro mostra uma descarga (corrente negativa) e o voltímetro indica uma tensão abaixo do nominal. - Amperímetro no condutor de saída do gerador:
Indica a corrente gerada. Se a leitura ultrapassar 100% da capacidade do gerador, há uma sobrecarga. O instrumento deve ter uma linha vermelha para facilitar a identificação dessa condição pelo piloto. - Indicador de falha do alternador:
Se o amperímetro mostrar zero no condutor de saída do gerador, indica que ele não está gerando energia, e a bateria está sustentando toda a carga.
Adição de Equipamentos Elétricos
Antes de adicionar novos equipamentos, é necessário:
- Realizar uma nova análise de carga para garantir que o sistema elétrico tenha capacidade suficiente.
- Seguir rigorosamente as instruções de instalação fornecidas pelo fabricante do equipamento ou da aeronave.
- Garantir que a instalação esteja de acordo com os requisitos aprovados pela FAA.
Considerações Finais
O técnico de manutenção deve sempre monitorar a condição da carga elétrica da aeronave e garantir que a adição de novos equipamentos não comprometa a capacidade operacional do sistema elétrico. O conhecimento detalhado da carga contínua e intermitente permite operar a aeronave com segurança e evitar falhas elétricas críticas.