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Carga Elétrica em Aeronaves

A carga elétrica de uma aeronave é definida pelos requisitos de energia dos sistemas e equipamentos elétricos que podem ser operados simultaneamente. É fundamental que a carga elétrica seja conhecida pelo operador, proprietário ou técnico responsável pela manutenção, especialmente ao adicionar novos equipamentos ao sistema.

Análise de Carga Elétrica

Para determinar a carga elétrica total da aeronave, realiza-se uma análise de carga, que considera todas as cargas possíveis que podem ser ativadas ao mesmo tempo. Existem dois tipos principais de cargas:

  1. Cargas Contínuas:
    São equipamentos que podem operar durante todo o voo, como:
    • Luzes de navegação
    • Receptores de rádio
    • Equipamentos de navegação por rádio
    • Instrumentos elétricos
    • Bombas de combustível e a vácuo elétricas
    • Sistema de ar-condicionado
  2. Cargas Intermitentes:
    Operam por períodos curtos (normalmente menos de 2 minutos) e depois são desligadas. Exemplos:

Capacidade do Gerador

A capacidade da fonte de energia (gerador ou alternador) deve ser suficiente para alimentar a carga contínua e manter a bateria carregada. Recomenda-se que a carga contínua total não exceda 80% da capacidade do gerador, a menos que a aeronave possua sistemas de monitoramento adequados. Se houver um sistema que monitore o status do carregamento, a carga contínua pode chegar a 100% da capacidade.

  • Durante períodos de operação de cargas intermitentes pesadas, como o acionamento do trem de pouso, pode ocorrer uma sobrecarga momentânea, atendida pela bateria em conjunto com o gerador. É importante evitar que essa condição se prolongue, pois pode levar à descarga excessiva da bateria.

Sistemas Multimotores

Em aeronaves bimotoras ou multimotoras, a carga contínua total deve ser distribuída entre os geradores dos motores. Se a carga contínua exceder a capacidade de um gerador, é necessário considerar a redução da carga em caso de falha de um motor ou gerador. O piloto deve desligar equipamentos não essenciais para garantir que o gerador operacional possa sustentar a carga restante.

Monitoramento da Carga

A condição de carga durante a operação é monitorada usando amperímetros e voltímetros:

Adição de Equipamentos Elétricos

Antes de adicionar novos equipamentos, é necessário:

  1. Realizar uma nova análise de carga para garantir que o sistema elétrico tenha capacidade suficiente.
  2. Seguir rigorosamente as instruções de instalação fornecidas pelo fabricante do equipamento ou da aeronave.
  3. Garantir que a instalação esteja de acordo com os requisitos aprovados pela FAA.

Considerações Finais

O técnico de manutenção deve sempre monitorar a condição da carga elétrica da aeronave e garantir que a adição de novos equipamentos não comprometa a capacidade operacional do sistema elétrico. O conhecimento detalhado da carga contínua e intermitente permite operar a aeronave com segurança e evitar falhas elétricas críticas.