Cárter

O crankcase é o alojamento que abriga o virabrequim (crankshaft), o eixo de comando de válvulas (camshaft) e muitas das engrenagens de acionamento dos acessórios em um motor de combustão interna de aeronave.

Função e Construção

O crankcase tem a função essencial de suportar e proteger os componentes internos do motor, garantindo alinhamento e rigidez estrutural. Ele também age como um reservatório para o óleo lubrificante, distribuindo-o para as partes móveis do motor.

Os cilindros do motor são montados diretamente no crankcase, tornando-o a estrutura principal do motor. Além disso, a fixação do motor à aeronave ocorre através do crankcase, o que destaca sua importância na transmissão de cargas mecânicas e na redução de vibrações durante a operação.

Materiais

O crankcase geralmente é feito de liga de alumínio ou liga de magnésio, devido à necessidade de resistência e leveza. Em motores mais antigos, ferro fundido era utilizado, mas seu peso elevado tornou sua aplicação menos comum.

Tipos e Design

Existem diferentes configurações de crankcase dependendo do tipo de motor. Nos motores radiais, o crankcase pode ser circular e projetado para suportar múltiplas bancadas de cilindros. Já nos motores em linha ou em “V”, ele pode ser mais alongado para acomodar a disposição dos cilindros.

O crankcase precisa ser projetado para suportar altas temperaturas, pressões internas e forças de inércia causadas pelo movimento do virabrequim e dos pistões. Isso faz com que seu design inclua reforços estruturais e superfícies usinadas de alta precisão para montagem dos rolamentos e engrenagens.