Ciclo Brayton e Ciclo Otto
Ciclo Otto: Adotado em motores a pistão, o ciclo Otto é caracterizado por uma combustão instantânea que ocorre sob volume constante. A expansão do gás resultante move o pistão até o ponto morto inferior (PMB). Após a expansão, o gás é resfriado rapidamente à temperatura ambiente, completando o ciclo.
Ciclo Brayton: Utilizado em turborreatores e estatorreatores, neste ciclo a combustão ocorre gradualmente e à pressão constante, enquanto o gás se expande. Após a combustão, o gás continua a se expandir, mas a pressão diminui gradualmente até se equilibrar com a pressão ambiente. O resfriamento do gás ocorre também a pressão constante antes do ciclo se completar.
As principais diferenças entre os dois ciclos estão na forma como a combustão e a expansão do gás acontecem, com o Brayton priorizando gradatividade e pressão constante, enquanto o Otto apresenta mudanças bruscas em volume constante.
Essas diferenças refletem diretamente no funcionamento dos motores a que os ciclos se aplicam, sendo o Ciclo Brayton essencial para a eficiência de motores a reação, devido à natureza contínua da entrada e saída de gases em alta velocidade e eficiência térmica.
