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A cilindrada é uma característica fundamental dos motores de combustão interna, que define o volume total deslocado pelos pistões dentro dos cilindros ao longo de um ciclo completo de operação. Esse valor é calculado com base na soma dos volumes deslocados por cada pistão entre o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI), que são as posições extremas do movimento dos pistões dentro dos cilindros.

Em motores multicilíndricos, a cilindrada total do motor é a soma das cilindradas individuais de todos os cilindros. Por exemplo, em um motor com quatro cilindros, onde cada pistão desloca 400 cm³, a cilindrada total será de 1600 cm³ ou 1,6 litros. A expressão “1600 cilindradas” deve ser evitada por não ser tecnicamente correta.

É importante diferenciar cilindrada do volume total de um cilindro. O volume do cilindro inclui o espaço da câmara de combustão quando o pistão está no PMS, enquanto a cilindrada considera apenas o deslocamento durante o movimento do pistão. Essa distinção é crucial para calcular a relação de compressão, que é a razão entre o volume total do cilindro (cilindrada mais a câmara de combustão) e o volume da câmara de combustão.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa