Cilindro Choke-Ground
O cilindro choke-ground é um tipo de cilindro utilizado em motores alternativos de aeronaves, projetado para compensar a dilatação térmica desigual durante a operação do motor. Esse cilindro é usinado de forma que seu diâmetro no topo do barril seja ligeiramente menor que o diâmetro na região central do curso do pistão.
Funcionamento e Benefícios
Durante a operação do motor, a cabeça do cilindro, por estar mais próxima da câmara de combustão e sujeita a temperaturas mais elevadas, tende a se expandir mais do que o restante do cilindro. Essa diferença de dilatação pode causar problemas de vedação e aumentar o desgaste dos anéis do pistão.
O design choke-ground leva essa expansão térmica em consideração. Assim, quando o motor atinge sua temperatura de operação normal, a dilatação faz com que o cilindro assuma um diâmetro uniforme ao longo de toda a sua extensão. Isso melhora a vedação dos anéis do pistão, reduzindo o consumo de óleo e aumentando a eficiência do motor.
Aplicações
Esse tipo de cilindro é comum em motores a pistão de aeronaves, especialmente aqueles sujeitos a altas temperaturas de operação. Sua utilização contribui para a longevidade dos componentes do motor, reduzindo falhas associadas ao desgaste irregular e à lubrificação inadequada.
Se precisar de mais detalhes técnicos sobre o cilindro choke-ground ou sua manutenção, posso procurar nos manuais que você enviou.