Circuitos de Controle do Trem de Pouso
Os circuitos de controle do trem de pouso em grandes aeronaves combinam sistemas hidráulicos e eletrônicos para garantir operação segura e monitoramento contínuo da posição do trem.
Componentes principais:
- Atuadores hidráulicos:
- Movem o trem de pouso sob comando dos circuitos eletrônicos.
- Motores das bombas hidráulicas são desativados automaticamente quando o trem atinge o fim de curso.
- Microchaves:
- Monitoram o fim de curso do trem.
- Ativam indicadores no cockpit para informar a posição correta (baixado, retraído ou em trânsito).
- Sensores de proximidade:
- Mais confiáveis que microchaves devido à ausência de contatos móveis.
- Funcionam com bobinas indutivas que detectam a aproximação ou afastamento de alvos metálicos.
- A mudança na indutância é interpretada por unidades de controle eletrônico para monitorar a posição do trem.
- Unidade Eletrônica de Sensor de Proximidade (PSEU):
- Integrada em aeronaves como o Boeing 757.
- Processa dados de até 70 sensores distribuídos por portas, trens de pouso e reversores de empuxo.
- Envia sinais para relés, luzes indicadoras e outros sistemas eletrônicos associados.
Vantagens dos sensores de proximidade:
- Maior confiabilidade sem desgaste mecânico.
- Operação precisa e monitoramento contínuo da posição dos componentes do trem de pouso.
Os circuitos de controle modernos, como o PSEU, exemplificam a integração de tecnologias avançadas para otimizar a operação e segurança do trem de pouso em aeronaves comerciais.