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Construção da Calunga ou Pé-de-Galinha

A técnica conhecida como calunga ou pé-de-galinha é um método fundamental de navegação aérea, utilizado para determinar de forma precisa a direção da proa e do rumo de uma aeronave. Este procedimento é essencial para o planejamento da navegação horizontal, garantindo que o piloto saiba o rumo a ser seguido para atingir o destino de forma eficaz. A seguir, são explicados os conceitos chave relacionados a essa técnica:

  • Proa: Direção para a qual o eixo longitudinal da aeronave (o “nariz”) está apontado.
    • Proa Verdadeira (PV): Ângulo formado entre o norte verdadeiro (NV) e o eixo longitudinal da aeronave.
    • Proa Magnética (PM): Ângulo formado entre o norte magnético (NM) e o eixo longitudinal.
    • Proa Bússola (PB): Ângulo entre o norte bússola (NB) e o eixo longitudinal.
  • Rumo: Direção da trajetória ou rota da aeronave em relação ao norte, expressa em graus. Idealmente, o rumo coincide com a rota quando a correção de deriva é aplicada corretamente.
    • Rumo Verdadeiro (RV): Ângulo formado entre o norte verdadeiro e a linha da rota planejada.
    • Rumo Magnético (RM): Ângulo entre o norte magnético e a rota.
  • Rota: Projeção no solo da trajetória prevista ou percorrida pela aeronave.
  • Deriva: Desvio da aeronave causado pelo vento, medido como o ângulo entre a proa e a rota.
  • Correção de Deriva: Ajuste necessário na proa para compensar o efeito do vento, garantindo que a aeronave siga o rumo correto.
  • Declinação Magnética (Dmg): Diferença angular entre o norte verdadeiro e o norte magnético.

A técnica do pé-de-galinha envolve a construção gráfica dessas informações, permitindo ao piloto visualizar a relação entre proa, rumo e deriva. No caso de influências do vento, a correção de deriva e o impacto na rota também são representados graficamente.

Regras Práticas:

  • A deriva e a correção de deriva sempre terão sinais opostos; por exemplo, uma deriva para a direita é positiva e a correção correspondente será negativa.
  • A representação gráfica fornece um recurso claro para identificar ajustes necessários na navegação.

Este método é amplamente ensinado e praticado em treinamentos de voo por instrumentos, sendo um pilar na formação de pilotos.