Construção da Calunga ou Pé-de-Galinha
A técnica conhecida como calunga ou pé-de-galinha é um método fundamental de navegação aérea, utilizado para determinar de forma precisa a direção da proa e do rumo de uma aeronave. Este procedimento é essencial para o planejamento da navegação horizontal, garantindo que o piloto saiba o rumo a ser seguido para atingir o destino de forma eficaz. A seguir, são explicados os conceitos chave relacionados a essa técnica:
- Proa: Direção para a qual o eixo longitudinal da aeronave (o “nariz”) está apontado.
- Proa Verdadeira (PV): Ângulo formado entre o norte verdadeiro (NV) e o eixo longitudinal da aeronave.
- Proa Magnética (PM): Ângulo formado entre o norte magnético (NM) e o eixo longitudinal.
- Proa Bússola (PB): Ângulo entre o norte bússola (NB) e o eixo longitudinal.
- Rumo: Direção da trajetória ou rota da aeronave em relação ao norte, expressa em graus. Idealmente, o rumo coincide com a rota quando a correção de deriva é aplicada corretamente.
- Rumo Verdadeiro (RV): Ângulo formado entre o norte verdadeiro e a linha da rota planejada.
- Rumo Magnético (RM): Ângulo entre o norte magnético e a rota.
- Rota: Projeção no solo da trajetória prevista ou percorrida pela aeronave.
- Deriva: Desvio da aeronave causado pelo vento, medido como o ângulo entre a proa e a rota.
- Correção de Deriva: Ajuste necessário na proa para compensar o efeito do vento, garantindo que a aeronave siga o rumo correto.
- Declinação Magnética (Dmg): Diferença angular entre o norte verdadeiro e o norte magnético.
A técnica do pé-de-galinha envolve a construção gráfica dessas informações, permitindo ao piloto visualizar a relação entre proa, rumo e deriva. No caso de influências do vento, a correção de deriva e o impacto na rota também são representados graficamente.
Regras Práticas:
- A deriva e a correção de deriva sempre terão sinais opostos; por exemplo, uma deriva para a direita é positiva e a correção correspondente será negativa.
- A representação gráfica fornece um recurso claro para identificar ajustes necessários na navegação.
Este método é amplamente ensinado e praticado em treinamentos de voo por instrumentos, sendo um pilar na formação de pilotos.