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O carburador apresenta algumas limitações que impactam o desempenho e a eficiência do motor. Essas deficiências incluem:

Distribuição Desigual da Mistura

Os cilindros localizados mais próximos ao carburador tendem a receber uma mistura ar-combustível mais rica e em maior quantidade. Essa distribuição desigual pode causar variações no desempenho dos cilindros, afetando a eficiência geral do motor.

Mistura Inconstante

A oscilação da gasolina na cuba do carburador resulta em uma mistura ar-combustível que pode variar durante a operação, prejudicando a regularidade do funcionamento do motor.

Formação de Gelo no Carburador

A formação de gelo é um problema crítico que ocorre em determinadas condições climáticas. A evaporação da gasolina no tubo de Venturi resfria o ar, fazendo com que a umidade nele presente congele na borboleta do carburador.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa
Condições Favoráveis para a Formação de Gelo
  • Temperatura do ar entre 0°C e 15°C.
  • Umidade relativa superior a 80%.
  • Voos prolongados em descida são especialmente críticos.
Sintomas da Presença de Gelo
  • Queda na rotação do motor: O gelo restringe o fluxo de ar no carburador.
  • Queda na pressão de admissão: Causada pelo bloqueio parcial ou completo do fluxo de ar.
  • Funcionamento irregular do motor: Inclui retorno de chama ocasional.

Eliminação do Gelo

Para solucionar o problema, é necessário:

  • Aquecimento do ar de admissão: Geralmente realizado por sistemas específicos que permitem introduzir ar aquecido no carburador, derretendo o gelo.
  • Acelerações curtas: O acúmulo de água condensada pode ser eliminado com rajadas rápidas no acelerador, melhorando a combustão e o fluxo de ar.