Desvio da bússola
O desvio bússola (DB) ocorre quando a agulha magnética da bússola de uma aeronave, que normalmente se alinha ao norte magnético (NM), sofre influência de outros campos magnéticos gerados pelos materiais da aeronave e pelos equipamentos elétricos a bordo. Essa interferência causa um deslocamento na indicação, resultando em uma diferença angular entre o norte magnético e o norte bússola (NB).
Esse desvio é medido em graus a leste (E) ou oeste (W) do norte magnético:
- Se o erro faz o ponteiro da bússola apontar à direita do NM, o desvio é classificado como leste.
- Se o erro o leva para a esquerda, é classificado como oeste.
O cartão de desvio bússola, fixado próximo à bússola, documenta os valores específicos desse desvio para diferentes direções. Esses valores variam entre aeronaves e podem ser ligeiramente diferentes após revisões ou modificações na estrutura ou nos sistemas elétricos. Consultar esse cartão é crucial, especialmente em aeronaves desconhecidas ou recém-revisadas. Ajustes precisos garantem navegação segura e confiável.