Disjuntores
Os disjuntores são dispositivos de proteção de circuitos que interrompem automaticamente o fluxo de corrente em caso de sobrecarga ou curto-circuito. Diferentemente dos fusíveis, eles podem ser rearmados após a remoção da falha, tornando-os reutilizáveis e práticos para diversas aplicações, especialmente em aeronaves.
Funcionamento
O disjuntor opera em série com o circuito protegido. Quando a corrente excede o limite especificado, uma tira metálica interna se deforma devido ao calor gerado pelo excesso de corrente. Essa deformação faz o disjuntor abrir (“cair”), desconectando o circuito e interrompendo o fluxo de energia.
- Rearmamento: Após a eliminação da sobrecarga, o disjuntor pode ser reativado manualmente para restaurar a energia.
- Prevenção de falhas contínuas: Se o problema persiste, o disjuntor desarma novamente, protegendo o sistema.
Estrutura e Tipos
Os disjuntores de aeronaves vêm em diferentes formatos e estilos, sendo os mais comuns:
- Botão de pressão: Indica a ativação ao projetar o botão para fora. O botão é pressionado para rearmar o disjuntor após corrigir a falha.
- Alavanca: Funciona como interruptor, combinando proteção de corrente e controle manual de ligar/desligar.
Os disjuntores são projetados para limites específicos de corrente, que são indicados na parte frontal do dispositivo. Eles não devem ser utilizados como substitutos de interruptores padrão em sistemas elétricos.
Vantagens em Relação aos Fusíveis
- Reutilizáveis: Podem ser rearmados sem substituição de componentes.
- Segurança aprimorada: Evitam a distração do piloto durante o voo, eliminando a necessidade de buscar e instalar fusíveis sobressalentes.
- Maior durabilidade: Projetados para múltiplos ciclos de operação.
Requisitos Operacionais
- Circuitos protegidos por disjuntores devem incluir mecanismos adicionais para ligar/desligar o sistema.
- Em sistemas aeronáuticos, os disjuntores frequentemente combinam funções de chave e proteção, facilitando a operação.
Os disjuntores são uma evolução prática e eficiente em comparação com fusíveis, sendo amplamente empregados em sistemas elétricos modernos, especialmente em ambientes críticos como aeronaves.