O eixo de rotação refere-se à linha central em torno da qual uma hélice gira. A hélice de uma aeronave é montada em um eixo, que pode ser uma extensão do eixo de manivelas do motor ou um eixo independente ligado por engrenagens redutoras, especialmente em motores de alta potência.
Cada pá da hélice funciona como um aerofólio rotativo, gerando tração para impulsionar a aeronave. O ângulo da pá em relação ao plano de rotação (a superfície perpendicular ao eixo da hélice) influencia diretamente a eficiência da hélice e a quantidade de força gerada.
Para maximizar a eficiência, as pás da hélice são projetadas com um torção geométrica, o que significa que o ângulo da pá muda ao longo do seu comprimento, sendo maior na raiz e menor na ponta. Isso garante que a velocidade relativa do ar sobre as diferentes partes da pá produza um empuxo uniforme.
A velocidade de rotação da hélice é regulada pelo governador da hélice, que ajusta automaticamente o ângulo das pás para manter uma rotação constante do motor, independentemente das mudanças na carga aerodinâmica.
Em resumo, o eixo de rotação da hélice é o ponto central em torno do qual ela gira, e seu design influencia diretamente a performance e eficiência do sistema de propulsão da aeronave.