Fases do Ciclo Motor

Embora o ciclo de funcionamento do motor seja dividido em quatro tempos (admissão, compressão, tempo motor e escapamento), ele pode ser descrito em seis fases distintas, que detalham os processos que ocorrem ao longo do ciclo:

  1. Admissão: A válvula de admissão se abre, e o pistão em movimento descendente cria uma sucção que permite a entrada da mistura de ar e combustível no cilindro.
  2. Compressão: Com ambas as válvulas fechadas, o pistão se move para cima, comprimindo a mistura de ar e combustível. Essa compressão aumenta a temperatura e a pressão da mistura, otimizando sua inflamabilidade.
  3. Ignição: A vela de ignição gera uma faísca que inflama a mistura comprimida, iniciando o processo de combustão. Este evento ocorre pouco antes do pistão atingir o ponto morto superior (PMS).
  4. Combustão: A mistura queimada libera energia térmica, resultando em um rápido aumento de pressão dentro do cilindro. Este processo é responsável por converter a energia química do combustível em energia térmica.
  5. Expansão: Também chamada de tempo motor, a pressão gerada pela combustão força o pistão para baixo, produzindo trabalho mecânico que impulsiona o motor.
  6. Escapamento: A válvula de escape se abre, e o pistão sobe novamente, expulsando os gases residuais da combustão para fora do cilindro, preparando-o para um novo ciclo.