O piloto automático opera integrando quatro partes principais que trabalham de forma conjunta para realizar as funções de controle da aeronave. Essas partes são: sensores, controlador, computador e servos. A seguir, é detalhado o funcionamento de cada componente:
1. Sensor ou Instrumento
- Função: Coletar dados em tempo real sobre as condições do voo e enviá-los ao computador.
- Exemplos:
- Esses sensores fornecem informações fundamentais para a análise e correção da trajetória.
2. Controlador do Piloto Automático
- Função: Permitir ao piloto humano programar o sistema, informando os parâmetros desejados, como altitude, velocidade ou curso.
- Operação:
- O piloto ajusta o controlador para indicar as intenções, por exemplo, escolhendo voar a 8000 pés ou seguir uma determinada rota.
- É a interface que traduz as decisões do piloto para o sistema automático.
3. Computador
- Função: Processar as informações recebidas do sensor e do controlador, comparando os dados para identificar discrepâncias.
- Exemplo de Operação:
- O altímetro detecta que a aeronave está a 7900 pés, enquanto o controlador foi configurado para 8000 pés.
- O computador calcula a diferença e gera comandos corretivos.
- Ações:
4. Servo
- Função: Executar fisicamente os comandos enviados pelo computador.
- Ações Mecânicas:
- Movimenta as superfícies de controle (ailerons, profundor, leme) para ajustar o voo.
- Controla a potência do motor, se necessário.
- Esses atuadores permitem que o piloto automático controle a aeronave sem intervenção direta.
Recursos e Variedade
- Sistemas Básicos: Mantêm a atitude ou direção constante, com funcionalidades limitadas.
- Sistemas Avançados: Realizam manobras complexas, navegação por rotas predefinidas e, em alguns casos, pousos automáticos sem interferência do piloto.
Segurança e Controle Humano
- Prioridade Humana: Em todos os sistemas, o piloto humano tem total precedência sobre o piloto automático. Caso necessário, o piloto pode desligar ou corrigir manualmente as ações do sistema.