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O piloto automático opera integrando quatro partes principais que trabalham de forma conjunta para realizar as funções de controle da aeronave. Essas partes são: sensores, controlador, computador e servos. A seguir, é detalhado o funcionamento de cada componente:

1. Sensor ou Instrumento

  • Função: Coletar dados em tempo real sobre as condições do voo e enviá-los ao computador.
  • Exemplos:
    • Bússola: Informa o curso magnético da aeronave.
    • Altímetro: Mede a altitude e a comunica ao sistema.
  • Esses sensores fornecem informações fundamentais para a análise e correção da trajetória.

2. Controlador do Piloto Automático

  • Função: Permitir ao piloto humano programar o sistema, informando os parâmetros desejados, como altitude, velocidade ou curso.
  • Operação:
    • O piloto ajusta o controlador para indicar as intenções, por exemplo, escolhendo voar a 8000 pés ou seguir uma determinada rota.
  • É a interface que traduz as decisões do piloto para o sistema automático.

3. Computador

  • Função: Processar as informações recebidas do sensor e do controlador, comparando os dados para identificar discrepâncias.
  • Exemplo de Operação:
    • O altímetro detecta que a aeronave está a 7900 pés, enquanto o controlador foi configurado para 8000 pés.
    • O computador calcula a diferença e gera comandos corretivos.
  • Ações:
    • Envia sinais para o servo do profundor para ajustar a altitude.
    • Envia comandos ao servo da manete para aumentar ou reduzir a potência do motor, simulando as ações que seriam realizadas por um piloto humano.

4. Servo

  • Função: Executar fisicamente os comandos enviados pelo computador.
  • Ações Mecânicas:
    • Movimenta as superfícies de controle (ailerons, profundor, leme) para ajustar o voo.
    • Controla a potência do motor, se necessário.
  • Esses atuadores permitem que o piloto automático controle a aeronave sem intervenção direta.

Recursos e Variedade

  • Sistemas Básicos: Mantêm a atitude ou direção constante, com funcionalidades limitadas.
  • Sistemas Avançados: Realizam manobras complexas, navegação por rotas predefinidas e, em alguns casos, pousos automáticos sem interferência do piloto.

Segurança e Controle Humano

  • Prioridade Humana: Em todos os sistemas, o piloto humano tem total precedência sobre o piloto automático. Caso necessário, o piloto pode desligar ou corrigir manualmente as ações do sistema.