O giro direcional é um instrumento giroscópico fundamental em aeronaves, cuja função principal é manter um rumo fixo e estável, independente dos movimentos da aeronave. Ele trabalha em conjunto com o detector de fluxo para orientar o indicador de curso, garantindo uma navegação precisa.
Esse equipamento utiliza princípios de rigidez giroscópica e das linhas de força da Terra para posicionamento. É alimentado por tensões de 115 volts e 26 volts em 400 Hz, fornecidas pela unidade de acoplamento. O mecanismo interno inclui dois anéis gimbal e um rotor, sustentados por rolamentos de alta precisão. O isolamento térmico é garantido por anéis de borracha teflonada, que devem ser tratados com silicone durante a montagem.
Internamente, o rotor giroscópico de aço é balanceado para evitar vibrações e desgaste excessivo. A manutenção inclui a substituição de rolamentos e protetores do estator de alumínio em caso de superaquecimento. Capacitores são integrados ao sistema para ajuste das correntes nos enrolamentos do motor e giroscópio.
O giro direcional também possui elementos adicionais, como chaves de mercúrio para controle do motor de torque e um aro de cobre que corrige desvios através de indução. Sua operação é limitada por batentes mecânicos que impedem rotações excessivas.
Esse instrumento é essencial para a navegação, especialmente em voos instrumentais (IFR), devido à sua confiabilidade e capacidade de manter orientação mesmo em condições de baixa visibilidade.