O cabeamento ao ar livre, utilizado quando os fios ou feixes são instalados sem a proteção de conduítes, é comum em aeronaves. Apesar disso, em áreas críticas, é necessário proteger os fios com anéis isolantes de borracha ou plástico e roteá-los atrás de painéis estruturais ou decorativos. Esse tipo de cabeamento é mais suscetível a abrasão, desgaste e danos por líquidos, tornando essencial garantir uma instalação que minimize esses riscos.
Para evitar problemas de manutenção e limitar os danos em caso de curto-circuito, o número de fios em um feixe deve ser controlado. Cabos blindados, de ignição ou sem proteção por disjuntores ou fusíveis geralmente são roteados separadamente.
Outro ponto importante é respeitar o raio mínimo de curvatura do feixe de fios, que deve ser pelo menos 10 vezes o diâmetro externo do feixe, prevenindo tensões no isolamento. Para cabos especiais, como de barramento de dados ou coaxiais, os raios de curvatura mínimos devem seguir as especificações do fabricante.