Indicação de Pressão
Os sistemas de indicação remota de pressão de óleo e de combustível em aeronaves utilizam mecanismos do tipo sincro para transmitir e exibir os valores de pressão de forma precisa e eficiente. O funcionamento básico do sistema começa com a variação da pressão do fluido, que é detectada por um transmissor sincro. Esse transmissor converte a variação de pressão em sinais elétricos proporcionais, os quais são enviados por cabos para um indicador sincronizado.
No receptor do sincro, o sinal elétrico controla o movimento do rotor, proporcionando uma indicação visual da pressão no mostrador. Cada sistema sincro é projetado especificamente para medir um tipo de fluido, como óleo ou combustível, tornando inviável a intercambiabilidade entre eles devido às características distintas de cada transmissor.
Em algumas configurações, indicadores duplos podem ser utilizados para monitorar, simultaneamente, a pressão de duas fontes diferentes. Isso é feito por meio de uma junção que conecta os transmissores de óleo e de combustível a um único instrumento combinado, capaz de exibir ambas as pressões em um único mostrador.
Os principais componentes desses sistemas incluem:
- Transmissor sincro: converte a pressão em sinais elétricos proporcionais.
- Receptor sincro: interpreta o sinal e move o rotor do indicador.
- Cablagem: responsável por transportar o sinal elétrico entre o transmissor e o receptor.
- Indicador: exibe a pressão medida de forma analógica.
Essa tecnologia permite medições precisas, com rápida resposta a variações de pressão, garantindo a segurança e eficiência da operação da aeronave.