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Indicador de Subida

O indicador de razão de subida, ou velocidade vertical, mede a taxa de variação da altitude de uma aeronave, indicando se ela está subindo ou descendo. Ele está diretamente conectado ao sistema estático, que capta a pressão atmosférica externa por meio de um pequeno orifício no estojo selado do instrumento. A medição é baseada na diferença de pressão entre o estojo e um diafragma interno.

Quando a aeronave sobe, a pressão no estojo diminui de forma retardada devido à passagem calibrada, enquanto a pressão no diafragma varia mais rapidamente, contraindo-o e movendo o ponteiro para cima, indicando a taxa de subida. O movimento inverso ocorre durante a descida, expandindo o diafragma e movendo o ponteiro para baixo. O ponteiro permanece em zero quando a aeronave está em voo nivelado, com as pressões internas equilibradas.

O retardo natural de resposta do indicador, que leva de 6 a 9 segundos para equalizar as pressões, pode causar leituras imprecisas em mudanças bruscas de atitude. Para eliminar esse problema, foi desenvolvido o Indicador Instantâneo de Razão de Subida, que utiliza bombas de aceleração para estabilizar a pressão diferencial rapidamente. Esse modelo mais avançado mantém o mesmo princípio de funcionamento do indicador convencional, mas oferece respostas mais rápidas durante alterações abruptas de altitude.

Além disso, o instrumento possui um sistema de ajuste a zero, acionado por um botão ou parafuso, garantindo que o ponteiro indique corretamente o nível zero quando a aeronave estiver no solo ou em voo estabilizado.