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Indicador de Temperatura

O sistema de indicação de temperatura do óleo em aeronaves utiliza um circuito do tipo ponte de Wheatstone, integrado ao próprio indicador. Esse circuito depende de um bulbo resistivo sensível à temperatura, que forma um dos braços da ponte e está instalado, em geral, na linha de pressão de óleo do motor.

A ponte de Wheatstone é essencial para medir variações de resistência causadas pela temperatura. Quando o óleo aquece, a resistência do bulbo aumenta, causando um desequilíbrio na ponte. Esse desequilíbrio é processado pelo indicador, que exibe a temperatura do óleo em uma escala apropriada.

O sensor de temperatura, ou bulbo, precisa ser montado de maneira precisa na linha de pressão de óleo, garantindo que esteja sempre imerso no fluido e possa captar rapidamente as mudanças térmicas. Este tipo de sistema é amplamente utilizado devido à sua confiabilidade e precisão, fatores críticos na operação de motores aeronáuticos.

Para detalhes sobre o funcionamento do circuito de ponte de Wheatstone e sensores relacionados, consulte o tópico específico “Indicador de Temperatura do Ar Externo” mencionado no manual.