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Indicador Giro-Horizonte

Os indicadores elétricos de atitude, também conhecidos como giro-horizonte, fornecem informações cruciais sobre a posição de inclinação e cabragem de uma aeronave em relação à superfície da Terra. No passado, os giroscópios acionados por sucção eram preferidos em aviões leves devido ao baixo custo e simplicidade. Com a evolução tecnológica, surgiram giroscópios elétricos mais confiáveis e precisos, compatíveis com aeronaves leves.

O giro-horizonte contém um giroscópio que, ao girar a 21.000 rpm, mantém seu eixo de rotação orientado em direção ao centro da Terra. Esse giro está conectado a uma barra horizontal estabilizadora, fixada a uma esfera com marcações que indicam as mudanças de atitude do avião. A barra se move dentro de um arco de 27 graus, enquanto a esfera apresenta indicações de “subir” e “descer”, correspondendo a até 60 graus de cabragem.

A indicação de curva é acoplada ao eixo do mecanismo e pode se mover 360 graus. No mostrador, existem graduações que indicam ângulos de inclinação laterais em intervalos de 10 a 60 graus.

O mecanismo de ereção é responsável por manter o eixo do giroscópio na posição correta. Isso é realizado por um ímã girando a alta velocidade, com uma luva magnética acoplada que gira a 44–48 rpm. Quando o eixo se desalinha devido à gravidade, esferas de aço movem-se dentro da luva, criando uma precessão que realinha o giroscópio.

Além disso, o giro-horizonte possui um sistema de bandeira que exibe “OFF” quando não há potência suficiente para operar corretamente, alertando o piloto sobre a falha do instrumento. Esse tipo de indicador é amplamente utilizado devido à sua capacidade de fornecer uma leitura contínua da atitude da aeronave, essencial para voos IFR (Instrument Flight Rules).