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O Injetor de Partida (também conhecido como primer ou bomba de escorva) é um dispositivo usado para auxiliar na partida de motores equipados com carburadores convencionais. Sua função principal é garantir que haja combustível suficiente no sistema de admissão para facilitar a combustão inicial, especialmente em condições de baixa temperatura ou quando o motor está frio. Aqui estão os detalhes sobre esse sistema:

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Funcionamento

  1. Tipos de Injetor de Partida:
    • Manual: O piloto aciona uma pequena bomba manual que injeta uma quantidade controlada de combustível no tubo de admissão.
    • Elétrico: Em sistemas mais modernos, o acionamento é feito eletricamente, reduzindo o esforço do piloto.
  2. Processo:
    • O combustível é injetado diretamente no tubo de admissão.
    • Isso cria uma mistura rica de ar e combustível no cilindro, facilitando a ignição na partida.

Alternativa ao Injetor de Partida

  • Em aeronaves que não possuem um injetor de partida específico, o piloto pode usar a manete de potência para obter o mesmo efeito:
    • Ao movimentar a manete uma ou mais vezes antes de acionar o motor, a bomba de aceleração do carburador injeta combustível no tubo de Venturi.
    • Essa ação permite que o motor receba combustível suficiente para iniciar a combustão.

Observações

  • O uso correto do primer ou da manete é importante para evitar excesso de combustível no sistema, o que pode causar flooding (afogamento do motor).
  • O injetor de partida é especialmente útil em condições frias, onde o combustível tem maior dificuldade de vaporizar adequadamente.