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A inspeção visual dos pneus é uma etapa indispensável durante a inspeção pré-voo, pois garante a segurança e a integridade estrutural dos mesmos, essenciais para o pouso, decolagem e movimentação da aeronave. Os critérios para avaliação dos pneus são divididos em duas categorias: Pneu Aceitável e Pneu Inaceitável, com base nas condições observadas.

Critérios para Pneu Aceitável:

  • Cortes Curtos: Devem ser superficiais e não atingir as lonas internas do pneu.
  • Desgaste Localizado: Permitido, desde que não exponha as lonas do pneu.
  • Microfissuras: Pequenas rachaduras superficiais, aceitáveis se não comprometerem a estrutura.

Critérios para Pneu Inaceitável:

  • Furos ou Materiais Encravados: Qualquer corpo estranho deve ser removido e o pneu avaliado por um mecânico qualificado.
  • Ausência de Sulcos (Pneu “Careca”): Indica desgaste extremo e perda de aderência, tornando o pneu inseguro para uso.
  • Desgaste Atingindo as Lonas: Exposição das lonas representa alto risco de falha estrutural.
  • Cortes Extensos: Cortes profundos ou longos que comprometam a estrutura do pneu.
  • Pneu Corrido: Desgaste excessivo em um dos lados do pneu, indicando desalinhamento ou problemas estruturais.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Ações Recomendadas:

Caso qualquer condição listada como inaceitável seja identificada, a aeronave não deve operar até que o pneu seja avaliado, reparado ou substituído por um mecânico habilitado. Essa inspeção simples e visual é essencial para evitar falhas graves que podem comprometer a segurança durante o voo ou as operações no solo.