A inspeção visual dos pneus é uma etapa indispensável durante a inspeção pré-voo, pois garante a segurança e a integridade estrutural dos mesmos, essenciais para o pouso, decolagem e movimentação da aeronave. Os critérios para avaliação dos pneus são divididos em duas categorias: Pneu Aceitável e Pneu Inaceitável, com base nas condições observadas.
Critérios para Pneu Aceitável:
- Cortes Curtos: Devem ser superficiais e não atingir as lonas internas do pneu.
- Desgaste Localizado: Permitido, desde que não exponha as lonas do pneu.
- Microfissuras: Pequenas rachaduras superficiais, aceitáveis se não comprometerem a estrutura.
Critérios para Pneu Inaceitável:
- Furos ou Materiais Encravados: Qualquer corpo estranho deve ser removido e o pneu avaliado por um mecânico qualificado.
- Ausência de Sulcos (Pneu “Careca”): Indica desgaste extremo e perda de aderência, tornando o pneu inseguro para uso.
- Desgaste Atingindo as Lonas: Exposição das lonas representa alto risco de falha estrutural.
- Cortes Extensos: Cortes profundos ou longos que comprometam a estrutura do pneu.
- Pneu Corrido: Desgaste excessivo em um dos lados do pneu, indicando desalinhamento ou problemas estruturais.
Ações Recomendadas:
Caso qualquer condição listada como inaceitável seja identificada, a aeronave não deve operar até que o pneu seja avaliado, reparado ou substituído por um mecânico habilitado. Essa inspeção simples e visual é essencial para evitar falhas graves que podem comprometer a segurança durante o voo ou as operações no solo.