Interceptando a trajetória ideal de descida
Interceptando a trajetória ideal de descida
Estabilizar a aeronave na trajetória ideal de planeio, ou de descida, requer certa sincronia dos
comandos da aeronave, uma vez que tal procedimento irá solicitar mudanças na atitude e
consequentemente na potência do motor.
O GS (glide slope) usualmente projeta uma rampa num ângulo de 3°, sendo assim, o MM é
geralmente bloqueado a uma altura de 200ft e o OM a uma altura aproximada de 1.400ft acima
da elevação da pista. Os sinais do GS são confiáveis a uma distância de 10nm da cabeceira da
pista.
É recomendado que a aeronave esteja estabilizada na trajetória ideal de descida até 1.000ft
acima da elevação da pista, e caso a 500ft não tenha sido possível a estabilização, é altamente
prudente e seguro abortar a aproximação e dar início ao procedimento de aproximação perdida
estipulado pela carta.
O ideal numa aproximação ILS é bloquear o OM com a aeronave já estabilizada no GS, isso
permite ao piloto ingressar no segmento final de aproximação numa situação mais confortável,
podendo se concentrar apenas em manter a aeronave estabilizada.
Na figura abaixo temos três situação, vamos a análise cada uma delas.
A aeronave (1) está bem acima da trajetória ideal de planeio, neste caso o piloto deverá reduzir
a potência do motor e incrementar a razão de descida, e na medida do possível evitar que a
velocidade aumente muito. Se necessário, poderá ser utilizado dispositivos que aumentem o
arrasto, como o speedbrake e o trem de pouso, de acordo com as limitações de cada aeronave e a
altitude no momento. O aumento do arrasto possibilitará o aumento da razão de descida sem um
ganho expressivo de velocidade.
A aeronave (2) já se encontra na trajetória ideal de planeio, não sendo necessária nenhuma
correção ou alteração da trajetória.
A aeronave (3) está abaixo da trajetória ideal de descida, porém ainda a algumas milhas para o
bloqueio do OM. Neste caso o piloto deverá diminuir a razão de descida empregada, ou até
mesmo nivelar a aeronave, a fim capturar o glide slope e bloquear o OM na altitude prevista no
procedimento. Estar abaixo da trajetória ideal de descida, é uma situação crítica quando a
aeronave já estiver passado o OM, pois dependendo da altitude que esta aeronave se encontra,
poderá não estar sendo mantida uma separação segura entre os obstáculos presentes na
aproximação.
É importante sempre analisar a carta do procedimento de aproximação, e segui-la com rigor,
pois sempre há algumas particularidades em cada procedimento, principalmente em aeroportos
localizados em regiões montanhosas.
A técnica ideal para se interceptar o glide slope é capturá-lo por baixo, ou seja, a aeronave voa
poucas milhas nivelada até ocorrer a captura. Ao utilizar esta técnica, o piloto evita variações nas
características do voo, motivo pelo qual os procedimentos geralmente conduzem a navegação
vertical para que a interceptação da rampa ocorra por baixo.
O principal problema de se interceptar o glide slope “por cima”, é que a chance de ocorrer uma
desestabilização da aproximação é maior, uma vez que serão necessárias variações maiores de
potência, razão de descida e velocidade para que a aeronave se enquadre na rampa.
No entanto, sabemos que cada voo tem as suas particularidades, e muitas vezes o piloto acaba
se deparando com uma situação em que se encontra alto e veloz, nestes casos deve-se julgar a
situação para analisar se a performance e as limitações da aeronave que se está operando
permitem prosseguir numa aproximação segura. Tente se antecipar sempre, não deixando para
realizar as correções pertinentes a poucas milhas do pouso, onde as suas opções ficam mais
limitadas. Se não estiver estabilizado ou confiante, não hesite, arremeta! Lembre-se que a carta
de aproximação dá praticamente a mesma ênfase tanto para a arremetida quanto ao pouso.
A figura abaixo ilustra a técnica ideal para a captura do glide slope.
A figura abaixo exibe o perfil vertical do procedimento Charlie 2 da pista 09R do Aeroporto
de Guarulhos (SBGR). Notamos que a própria carta traz em seu perfil a trajetória ideal para a
captura do glide slope, observe que a aeronave estabiliza a uma altitude de 4700´, e voa nivelada
por algumas milhas até interceptar o glide slope na posição CAST.