Low-pressure Compressor (N1)

O compressor de baixa pressão (Low-pressure compressor ou N1) é um componente fundamental dos motores turbofan de duplo eixo (dual-spool). Suas características principais são:

  1. Posição e Função:
  • É o primeiro estágio de compressão no motor
  • Recebe o ar diretamente da entrada do motor
  • Fornece uma massa de ar relativamente constante para o compressor de alta pressão
  1. Características Operacionais:
  • Sua velocidade (N1) não é governada diretamente
  • Ajusta-se automaticamente às condições atmosféricas
  • Busca sua própria velocidade ideal de operação para manter o fluxo de ar adequado
  1. Integração com o Sistema:
  • Nos motores turbofan modernos, o N1 é geralmente acoplado ao fan
  • Faz parte do conjunto de baixa pressão do motor
  • Trabalha em conjunto com a turbina de baixa pressão
  1. Monitoramento:
  • A rotação do N1 é monitorada e indicada em porcentagem da velocidade máxima
  • É um parâmetro crítico para o controle de potência do motor
  • Serve como referência principal para ajustes de potência pelo piloto

O N1 é essencial para a eficiência do motor, pois prepara o ar para a compressão final no compressor de alta pressão (N2), otimizando o processo de compressão em duas etapas.