Low-pressure Compressor (N1)
O compressor de baixa pressão (Low-pressure compressor ou N1) é um componente fundamental dos motores turbofan de duplo eixo (dual-spool). Suas características principais são:
- Posição e Função:
- É o primeiro estágio de compressão no motor
- Recebe o ar diretamente da entrada do motor
- Fornece uma massa de ar relativamente constante para o compressor de alta pressão
- Características Operacionais:
- Sua velocidade (N1) não é governada diretamente
- Ajusta-se automaticamente às condições atmosféricas
- Busca sua própria velocidade ideal de operação para manter o fluxo de ar adequado
- Integração com o Sistema:
- Nos motores turbofan modernos, o N1 é geralmente acoplado ao fan
- Faz parte do conjunto de baixa pressão do motor
- Trabalha em conjunto com a turbina de baixa pressão
- Monitoramento:
- A rotação do N1 é monitorada e indicada em porcentagem da velocidade máxima
- É um parâmetro crítico para o controle de potência do motor
- Serve como referência principal para ajustes de potência pelo piloto
O N1 é essencial para a eficiência do motor, pois prepara o ar para a compressão final no compressor de alta pressão (N2), otimizando o processo de compressão em duas etapas.