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Marcadores de Aproximação

Os marcadores de aproximação são transmissores localizados no alinhamento do eixo da pista, utilizados em procedimentos de pouso assistido, especialmente em aproximações ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos). Operando em 75 MHz, esses marcadores emitem sinais verticais e direcionais que fornecem informações críticas ao piloto em posições específicas da trajetória de descida. Esses sinais são interpretados por meio de alertas sonoros e luzes no painel da aeronave.

  1. Marcador Externo (OM – Outer Marker):
    Posicionado a uma distância de 4 a 7 milhas náuticas (Nm) da pista, a uma altitude média de 1500 pés. Este marcador é associado a uma luz azul no painel e um som de baixa frequência (400 Hz) com uma modulação de dois pontos por segundo. Normalmente, o OM pode estar integrado a um NDB (Radiofarol Não Direcional), sendo então designado como LOM (Locator Outer Marker). Ao sobrevoar o OM, o piloto deve verificar a configuração da aeronave para o pouso, incluindo trem de pouso, flaps, velocidade, altitude e alinhamento.
  2. Marcador Médio (MM – Middle Marker):
    Localizado entre 0,5 e 0,7 Nm da pista, com altitude média de 200 pés, o MM emite uma luz âmbar e um som modulado a 1.300 Hz, alternando entre pontos e traços. O MM é crítico para determinar o Ponto de Aproximação Perdida (MAP) em aproximações ILS Categoria I. Neste ponto, o piloto decide se prossegue ou inicia o procedimento de arremetida, caso não tenha visual da pista.
  3. Marcador Interno (IM – Inner Marker):
    Instalado entre o MM e a cabeceira da pista, o IM é utilizado principalmente em aproximações de Categoria II e III. Ele indica a altura de decisão (decision height), ativando uma luz branca no painel e emitindo um som de alta frequência (3.000 Hz) com uma modulação de seis pontos por segundo.

Os marcadores são fundamentais para garantir a segurança e precisão durante a aproximação final, especialmente em condições de baixa visibilidade, alinhando o piloto com os parâmetros ideais de descida.