Medidor de Aletas de Ferro com Bobina Inclinada

O medidor de aletas de ferro com bobina inclinada é um instrumento que utiliza o princípio das aletas de ferro móvel para medir corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC). Neste mecanismo, uma bobina é posicionada em ângulo com um eixo e contém duas aletas de ferro doce fixadas obliquamente no interior. Sem corrente fluindo, uma mola mantém o ponteiro em zero e as aletas em um plano paralelo ao da bobina.

Quando a corrente passa pela bobina, as aletas alinham-se com as linhas magnéticas geradas, girando contra a resistência da mola e movendo o ponteiro sobre a escala do medidor. O instrumento é independente da direção da corrente, o que o torna funcional para CA e CC.

O sistema inclui um disco de alumínio que, junto ao freio magnético, proporciona amortecimento eletromagnético, estabilizando as medições. Este tipo de medidor exige correntes significativas para uma deflexão total, o que o torna menos adequado para circuitos de alta resistência e baixa potência. Para medições específicas, como amperímetros, utiliza-se fio grosso com poucas voltas na bobina; como voltímetros, a bobina é enrolada com fio fino em várias voltas.