Motor em Linha
Motor em Linha
Um motor em linha é um tipo de motor recíproco no qual todos os cilindros estão dispostos em uma única linha reta ao longo do virabrequim. Esse tipo de motor é comum em aeronaves menores e históricas devido à sua construção simples e facilidade de manutenção.
Os motores em linha podem ser resfriados a ar ou a líquido. No caso dos motores refrigerados a ar, as aletas de resfriamento ao redor dos cilindros ajudam na dissipação do calor gerado pela combustão. Já os motores refrigerados a líquido utilizam um sistema de arrefecimento com radiador e líquido refrigerante para manter a temperatura ideal de operação.
Uma das vantagens do motor em linha é o design compacto, que facilita sua instalação em aeronaves com fuselagem estreita. Além disso, ele proporciona um bom fluxo aerodinâmico, já que pode ser montado dentro do nariz da aeronave, reduzindo o arrasto. No entanto, um dos desafios desse tipo de motor é a necessidade de um sistema eficiente de resfriamento para evitar superaquecimento, principalmente em configurações de motores com um grande número de cilindros.
Os motores em linha podem ser encontrados em configurações de 4, 6 ou até mais cilindros, dependendo da necessidade de potência da aeronave. Eles foram amplamente utilizados em aeronaves clássicas, mas atualmente foram substituídos em grande parte pelos motores radiais e em configuração “V” devido a questões de desempenho e peso.